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Caminhada

Caminhada
Para quem está começando um programa de atividades, caminhar é ideal para regularizar a função cardiovascular, além de ser um exercício fácil e prático. Melhora o nível de condicionamento físico, ajuda a perder peso, fortalece os músculos das pernas e do bumbum; reduz a pressão sanguínea, os níveis de colesterol, as doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e stress e propicia bem estar. Pode oferecer risco se a pessoa não tiver acompanhamento médico.
Quanto ao bem estar mental que esta prática pode proporcionar, é valido mencionar que ela ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos como a depressão.
Dentro da modalidade de exercícios aeróbicos, a caminhada é o que possui mais qualidades; uma forma de se queimar mais calorias é dando passos mais rápidos e ininterruptos.
Como citado anteriormente, a caminhada é um exercício fácil e prático, porém é necessário observar alguns procedimentos fundamentais durante o percurso, tais como: o calcanhar deverá tocar o solo primeiro, depois a planta dos pés e por último os dedos; manter o abdômen contraído; manter os ombros em linha reta; usar tênis apropriado para absorver o impacto; beber água antes e depois para hidratar o corpo e fazer alongamento.
Para se obter o resultado desejado é necessário praticá-la de três a cinco vezes por semana durante 30 minutos, seu gasto calórico é de 200 a 400 Kcal/hora, sendo que o gasto calórico varia dependendo do sexo, idade, metabolismo. O período vespertino (ao final da tarde) é preferível, principalmente, para pessoas portadoras de cardiopatias, diabetes e hipertensão.
Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

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