0

Futsal / atividades diversas

Corrente com condução da bola: alunos dispersos pela quadra de posse de uma bola. O professor escolhe 2 alunos que, de mãos dadas, formam uma dupla sem posse da bola. Aquele que for tocado deixa a bola e junta-se aos caçadores formando uma corrente. O jogo só terminará quando todos forem pegos. Dica: fique atento ao espaço, pois se for muito amplo deverá reduzí-lo para que a atividade dê certo.
starline
Cada macaco no seu galho (com condução de bola): risca-se vários círculos no chão, cada aluno ficará dentro de um circulo com a bola, sendo que um aluno, sem a posse de bola, ficará fora do circulo. Ao comando “Cada macaco no seu galho” todos trocam de lugar o mais rápido possível, e o aluno que está no centro tentará ocupar um circulo vago. se não conseguir ficará no centro novamente, caso contrário aquele que ficar sobrando ocupará seu lugar. Obs: alguns professores, realizam a atividade usando outros comandos, valendo-se da criatividade. É possível também utilizar o apito para indicar o momento das trocas.
starline
Caça-chute: um aluno será o caçador e os demais alunos ficarão dispersos na quadra. ao sinal do professor, o caçador irá conduzir a bola com os pés, afim de realizar a caçada com um chute, tentando acertar um colega. O aluno que for caçado passa a ser o caçador. Variações: realizar a brincadeira com 2 caçadores; o aluno atingido pega mais uma bola e passa a ser caçador também e assim prossegue até que todos tenham sido caçados. Obs: é possível realizar a atividade com bolas de meia, ou confeccionadas com jornal e fita adesiva.
starline
Acerte o alvo: alunos divididos em duas equipes, sendo que cada equipe estará dentro da sua área. No centro da quadra,estarão dispostos sobre a linha central, pinos que serão os alvos. ao sinal do professor, os alunos que estão de posse da bola chutam-na em direção aos pinos( ou garrafas pet, ou cones, ou medicinebols…),tentando derrubá-los. Vence a equipe que conseguir derrubar mais pinos para o lado adversário. Variações: dispor os pinos sobre bancos, exigindo chute a meia-altura.
starline
FONTE DE PESQUISA:
VOSER, Rogerio da Cunha. Futsal: princípios técnicos e táticos – Rio de Janeiro: Sprint, 2001
ANDRADE JUNIOR, José Roulien de. Futsal/Adauto de Paula Jr(coordenador) Curitiba: Expoente, 2003
rifting

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.