0

Atividades com letras e numerais

OBS: REALIZEI ESTÁ AULA COM TURMAS DE 1ª E 2ª SÉRIES
ATIVIDADES:
florzinha2 REALIZAR COMO AQUECIMENTO ATIVIDADES DE REPRESENTAÇÃO E IMITAÇÃO. EX.: SOLICITAR QUE OS ALUNOS IMITEM UM AVIÃO, UM BONECO, CARRINHO, DINOSSAURO, ELEFANTE, FOCA…
florzinha2
BRINCAR DE CORRER PARA O CANTO NUMERADO. PARA ESSA ATIVIDADE EU UTILIZEI CARTÕES COLORIDOS, COM NUMERAÇÃO E OS FIXEI EM LOCAIS DA QUADRA. A ORIENTAÇÃO DADA AOS ALUNOS É QUE DEVERIAM CORRER PARA O LOCAL COM O NÚMERO CHAMADO. OBS:DEIXEI OS NÚMEROS BEM DISTANTES UM DO OUTRO PARA EVITAR ACIDENTES(UM ALUNO EMPURRAR O OUTRO) E ORIENTEI QUE OBSERVARIA QUEM IDENTIFICASSE O NÚMERO E NÃO O ALUNO QUE CHEGASSE PRIMEIRO. RELEMBREI TAMBÉM A REGRA BÁSICA DA AULA “CUIDAR DO SEU CORPO E DO CORPO DO OUTRO”, PORTANTO CUIDAR PARA NÃO MACHUCAR-SE E NÃO MACHUCAR O OUTRO!
florzinha2
ACHAR O PAR. DISPOR METADE DOS ALUNOS EM FILEIRA NO FUNDO DA QUADRA E A OUTRA METADE DO OUTRO LADO. UM GRUPO DE ALUNOS TERÁ CARTÕES NUMERADOS NA MÃO, ENQUANTO QUE O OUTRO GRUPO NÃO OS TERÁ. ESPALHAR NO CENTRO DA QUADRA CARTÕES COM NÚMEROS CORRESPONDENTES AOS CARTÕES NUMERADOS QUE ESTÃO DE POSSE DE UM GRUPO DE ALUNOS. AO SINAL DA PROFESSORA OS ALUNOS QUE NÃO TEM CARTÕES CORREM ATÉ O CENTRO DA QUADRA, PEGAM UM CARTÃO NUMERADO, CORREM ATÉ A FILEIRA DE COLEGAS DISPOSTA DO OUTRO LADO DA QUADRA, ENCONTRAM O COLEGA QUE TEM O NÚMERO QUE CORRESPONDE AO SEU , DÃO AS MÃOS E CORREM ATÉ UM PONTO MARCADO PELA PROFESSORA(NO CASO DESTA AULA OS ALUNOS CORRIAM ATÉ A LINHA DE FUNDO DE ONDE PARTIAM OS ALUNOS SEM CARTÕES). OBS: É POSSIVEL SOLICITAR QUE ENCONTREM O NUMERO SUCESSOR AO SEU, ANTECESSOR AO SEU, O DOBRO DO SEU…
florzinha2
ACHAR O PAR. SEMELHANTE A ATIVIDADE DESCRITA LOGO ACIMA, PORÉM AGORA UTILIZANDO AS LETRAS DO ALFABETO E SOLICITANDO QUE FORMEM SÍLABAS. OBS: PARA ESTA ATIVIDADE UTILIZEI ALFABETOS DE E.V.A , POIS AJUDA A ESTIMULAR A CRIANÇA, POR SER ALGO COLORIDO E DIFERENTE. ESPALHEI VÁRIAS LETRAS NO CENTRO DA QUADRA E ORIENTEI QUE CASO AO CHEGAR DO OUTRO LADO NÃO CONSEGUISSE FORMAR UMA SÍLABA COM O COLEGA, PODERIA VOLTAR AO CENTRO E ESCOLHER OUTRA LETRA, POIS O OBJETIVO ERA FORMAR SÍLABA. APÓS A ATIVIDADE FIXEI NA ROUPA DE CADA UM UM ADESIVO EM FORMATO DE ESTRELINHA, COMO UM “PRESENTE” POR TODOS CONSEGUIREM FORMAR AS SÍLABAS. * É POSSÍVEL SOLICITAR QUE A DUPLA ESCREVA, AO FINAL DA AULA, UMA PALAVRA COM A SILABA FORMADA. PODE SER USADO UM PAPEL PARDO FIXADO NA PAREDE DO GINÁSIO PARA QUE CADA DUPLA POSSA ESCREVER SUA PALAVRA. EVIDENTE QUE COMO O PROFESSOR REPETE A ATIVIDADE VÁRIAS VEZES,DIVERSAS DUPLAS SE FORMARÃO E UMA VARIEDADE DE PALAVRAS QUE PODEM ATÉ SER USADAS EM UM OUTRO MOMENTO PARA OUTRA ATIVIDADE!!!
florzinha2
AMARELINHA COM O NOME: PEDIR QUE AS CRIANÇAS DESENHEM UMA AMARELINHA E QUE AO INVÉS DOS NÚMEROS USEM AS LETRAS DO SEU NOME NAS CASINHAS. SOLICITAR QUE COLOQUEM A PEDRINHA NA PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME, EM UMA VOGAL DO SEU NOME, QUE BRINQUEM EM UMA AMARELINHA ONDE NÃO TENHA A LETRA “O”, OU QUE BRINQUEM EM AMARELINHAS QUE TENHAM A LETRA “M”. . . !!!
ASPECTOS DESENVOLVIDOS: FREIO INIBITÓRIO, NOÇÃO ESPACIAL, EQUILÍBRIO, PERCEPÇÃO AUDITIVA, VISUAL . . .

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.