0

Semana Farroupilha: sugestões para as aulas de educação física


BRINCADEIRAS

Obs..: se possível solicite que as crianças conversem com seus familiares sobre as brincadeiras que estes realizavam quando crianças. É uma oportunidade excelente para reavivar ( nos pais, avós e tios…)a “alma criança”. Os familiares sentem-se valorizados e as crianças sentem orgulho de contar e mostrar o que aprenderam com eles. Caso, nenhuma criança relate brincadeiras típicas do Rio-grande,você pode falar com  elas sobre brincadeiras que você conhece. Ou também, de acordo com a idade, levá-las para biblioteca ou laboratório de informática pesquisar sobre o tema.

BILBOQUÊ : é um brinquedo antigo,de origem francesa,  que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte.É também conhecido por 'emboca-bola'.
Pode ser adaptado, sendo confeccionado com sucatas.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilboqu%C3%AA
http://images.google.com.br/


CINCO MARIAS: é um brinquedo também conhecido como brincadeira dos cinco saquinhos (ou cinco pedrinhas, que devem ter tamanhos aproximados).
Para brincar são necessários cinco saquinhos de tecido de mais ou menos 4 cm x 3 cm, com enchimento de areia, farinha, grãos de arroz ou feijão, ou as cinco pedrinhas.


Sequência da brincadeira

   1. Jogar todos os saquinhos no chão (ou outra superfície) e pegar um deles sem tocar nos demais; jogar para o alto o saquinho escolhido, enquanto pega um dos outros quatro que estão no chão, e sem encostar nos restantes; segurar o saquinho na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão; repetir o mesmo para cada um dos quatros saquinhos.
   2. Novamente, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um, sem tocar nos restantes; repetir a etapa anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.
   3. Repetir tudo, mas desta vez pegando um saquinho e depois os três restantes ao mesmo tempo.
   4. Jogar os saquinhos, pegar um, jogá-lo para o alto, pegar os quatro saquinhos restantes de uma só vez e em seguida pegar o saquinho que estava no ar sem deixar cair nenhum.
   5. Na última etapa, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um sem tocar nos demais; com a outra mão, formar um túnel por onde os quatro saquinhos restantes deverão ser passados, um de cada vez, enquanto o saquinho escolhido estiver lançado ao ar.
Observação - Se o jogador tocar num dos saquinhos que estão no chão que não seja o escolhido para a execução da jogada ou deixar algum deles cair da mão, passará a vez para o próximo jogador.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Para mais informações sobre a brincadeira(como formas variadas de jogar e origem do jogo), há um site que trata do assunto de forma maravilhosa!!! Inclusive há figuras para que vocês possam aprender mais facilmente como brincar!!! O link é:http://criancas.hsw.uol.com.br/cinco-marias.htm   Adorei e espero que vocês também gostem.

MAIS SITES:

obs.: há também vídeos disponíveis no youtube sobre a brincadeira!


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.