0

Atividade Para Reflexão

 Como Uma Folha

Quando criança por causa do meu caráter compulsivo, tinha raiva da menor provocação. Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes, me sentia envergonhada e me esforçava por consolar  a quem tinha magoado.

Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva e me entregou uma folha de papel lisa e me disse:

- Amasse-a!

Obedeci e fiz com ela uma bolinha.

- Agora, voltou a me dizer, deixe-a como estava antes.

É óbvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentei o papel ficou cheio de pregas.

- O coração das pessoas é como esse papel… a impressão que neles deixamos será difícil de apagar  como esses amassados.

Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro-me deste papel amassado. A impressão que deixamos nas pessoas é difícil de apagar.

Quando magoamos com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas pode ser tarde demais.

Alguém disse certa vez: “Fale quando suas palavras forem tão suaves como o silêncio.”

 

 

Comentários: você pode realizar atividade de 2 formas. Pode simplesmente ler o texto, ou pode distribuir uma folha de papel para cada pessoa e solicitar que realizem as tarefas orientadas pelo professor do texto. Ao final você faz as considerações devidas. Em geral realizo a tarefa com alunos de quarta série, mas esta atividade pode ser realizada com grupos diversos. Após realizar a dinâmica costumo,no momento de qualquer conflito onde surgem palavras inadequadas, relembrar os alunos que as “marcas ficam no papel/coração” Esta é uma das estratégias que podemos utilizar em sala de aula para resolver conflitos. Espero que gostem!!! Abraços!!!

p2

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.