0

Desafio 7 Dias: Qualidade de navegação e leitura


Há algum tempo tenho me preocupado com a qualidade de navegação e leitura de meu blog, mas sinceramente não sabia ao certo o que fazer para aprimorar estes itens. Decidi mudar o layout e resolvi contratar alguém capacitado para fazer modificações significativas na aparência do blog, pois este estava visualmente “poluído”. Acredito que parte do problema de visual, que hoje percebo, conseguirei resolver com novo layout e com algumas modificações sugeridas na terceira etapa do Desafio 7 Dias. Algumas dessas sugestões já implementei, mas tenho consciência que minha caminhada será longa.
Eis algumas dicas e como procedi, ou procederei, em relação a elas:

Cabeçalho do blog: mostrar o real conteúdo do blog logo de cara! Já fiz isso alterando o próprio título do blog. Quando iniciei o blog em março desse ano, ele chamava-se “umpouquinhodemimnaescola” e lendo algumas orientações do Alan Niemies do Análise Blogueira, antes mesmo de participar do Desafio 7 Dias, eu percebi que o nome fazia sentido para mim, mas não para os outros. Então alterei o nome para Espaço da Educação Física o que aumentou consideravelmente as visitas. Em meu novo layout solicitei que fique bem visível, já no cabeçalho, o tema principal do blog, o motivo dele existir… Ser um espaço sobre Educação Física!!!

Remover Widgets Desnecessários: está sendo um massacre, mas já eliminei 8 widgets da barra lateral e estudo meios de eliminar mais alguns!!!…Achei que eu iria ficar muito triste, mas consegui eliminá-los numa boa, pois compreendi que não contribuíam em nada, apenas poluíam o visual.


Colocar o mais necessário ao topo , como: anúncio de feeds, posts populares, twitter… Estou estudando como fazer, pois os tais feeds ainda são um mistério para mim, e twitter não tenho. Essas sugestões vou demorar um pouco para implementar. Hoje 14/11/09 posso dizer que demorei um pouquinho para implementar essas modificações , mas estão feitas!!!ufa... Mas preciso relatar que os tais feeds ainda me causam dúvidas. Eta bichinhos difíceis de compreender! A única coisa que compreendo deles é que gosto de ler no Google Reader , o que cada blog que sigo apresenta de novo sem precisar visitar a página , todas as vezes que quero ver atualizações!

Marcadores/ Categorias: utilizar o mínimo possível. Já providenciei essa modificação, reduzindo 4 marcadores.

Organização dos textos: usar itálico em palavras originais de outras línguas. Comecei imediatamente fazer isso ao escrever meus textos. Na medida do possível editarei postagens antigas para fazer as devidas alterações nas palavras estrangeiras.

Para mais dicas acesse o Análise Blogueira!!!Abraços

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.