0

Desafio 7 Dias


desafio7dias

Alan Niemies do Análise Blogueira , propôs a um grupo de blogueiros um desafio que tem por objetivo a otimização dos blogs. O desafio terá várias etapas e durará, a princípio , 7 dias.
Tive a grata surpresa de receber o convite para participar do desafio, o qual aceitei com muita satisfação, pois há algum tempo tenho buscado informações para melhorar o meu blog e tornar sua leitura mais agradável. Esse desafio lançado pelo Análise Blogueira, certamente oferecerá uma excelente oportunidade de aprendizagem sobre otimização de blogs. Portanto quero dividir com vocês os conhecimentos adquiridos, pois esse é um dos objetivos desse espaço: o compartilhar.
Começo compartilhando a primeira etapa do desafio que trata de questões relativas a organização e consequente otimização do tempo.
desafiotempo
Lendo as dicas da primeira etapa, constatei que cometia ( …e uso o verbo no passado, porque não pretendo mais cometer), vários equívocos em relação a organização e o melhor aproveitamento do meu tempo. Muitos desses equívocos estavam vinculados a maneira de como eu lidava com meus e-mails, e as dicas da primeira etapa já estão sendo aproveitadas. Cancelei algumas contas de e-mail, pois mantinha uma conta para cada grupo de contatos. Tinha uma conta que usava para receber mensagens de amigos, uma para uso profissional, outra para contato com leitores do blog. . . Percebi o absurdo dessa situação. Cancelei contas e as que sobraram centralizei-as para recebê-las em um só local. Verifiquei , por meio das dicas ,que meus emails até eram organizados em pastas, mas que cometia outro erro absurdo que era de guardá-los por muitos dias para ler depois. Acabava não lendo! Eu tinha e-mails que estavam guardados há 3 meses!!! Pode uma coisa dessas?!. . .Vocês também fazem isso?!
Seguindo as dicas sobre e-mails, organizei-os em pastas de uma maneira mais lógica e excluí alguns, ou melhor, muitos! Fiquei espantada com a dificuldade que eu tinha de apagar e-mails e com isso ficava acumulando-os com o receio de magoar alguém caso eu os apagasse. Tudo bem que algumas pessoas fazem isso em relação aos seus armários de roupa, suas sapateiras, suas caixas de porta-trecos, seus cadernos escolares … acumulam coisas por receio de magoar ou por afetividade...Mas transferir isso aos e-mails torna a vida mais complicada! Confesso que depois de rever a maneira como lido com e-mails, vou “visitar” meu armário de roupas e afins, pois devem estar bem parecidos com minha caixa de entrada!!!
Há ainda na primeira etapa do desafio outras dicas , muito boas, de como otimizar nosso tempo tais como: organizar textos, ideias, posts e anotações em geral, apagar feeds que não serão lidos, fazer uma checklist (lista de tarefas a serem executadas), revisar anotações, não se dispersar ( principalmente com o MSN que é uma tentação!!! ) e outras. Mas em relação a essas dicas posso dizer que já as aplicava em meu cotidiano. A checklist é minha preferida, porque dar aula para várias turmas no mesmo dia exige esse tipo de organização.
Aproveitei bastante as dicas e tenho certeza que vocês também aproveitarão. Nem que seja para constatar que não cometem os equívocos que eu cometia!Então visitem o Análise Blogueira e confiram na íntegra as dicas da primeira etapa do desafio 7 dias!!! Abraços

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.