1

Alfabeto de Brincadeiras

Sabemos que as crianças aprendem com os familiares, com os amigos, ou pela mídia, uma série de jogos e brincadeiras que envolvem movimentos. Portanto é importante oportunizar a elas momentos para compartilhar, seus conhecimentos  sobre o tema e suas vivências motoras, com os colegas. Há várias formas de fazermos isso. Uma conversa em sala de aula, elaboração de painel com as brincadeiras preferidas da turma, atividades no ginásio  sendo  as crianças que ensinam aos colegas uma brincadeira que conhecem…Enfim várias são as possibilidades para oportunizarmos o momento de compartilhar conhecimentos e informações. Faço uso de diversas estratégias. A próxima que utilizarei será com um alfabeto diferente que encontrei em minhas pesquisas na internet. É o Alfabeto de Brincadeiras da Turma da Mônica, que encontrei  no blog da professora   Eliane Gomes. É um alfabeto bem interessante, pois  cada letra corresponde a uma brincadeira. Ele permite uma variedade de tarefas com crianças. Podemos propor a leitura como tarefa de casa. Solicitar que escrevam  nomes de mais brincadeiras que conhecem que iniciem pela letra A, B, C, etc.. Realizar com as crianças , se possível, todas as brincadeiras do alfabeto e as brincadeiras citadas por elas, montar um painel com as brincadeiras que as crianças relataram conhecer…
AMARELINHA
BONECA
CORDA
A profe Eliane Gomes informa em sua postagem que encontrou o alfabeto no álbum da Ivana Kaiper. Quem desejar o arquivo pode fazer o download clicando no link abaixo.Porém recomendo que visitem também o blog da Eliane, pois há muitas atividades bem interessantes.

Download do alfabeto de brincadeiras:
Blog da Eliane Gomes

Mais dicas:
  • Com os alunos de 4ª série/5º ano, em diante você pode criar um alfabeto em que cada letra corresponda a um esporte
  • Além de compartilhar informações, você pode propor que os alunos também compartilhem a tarefa de ensinar  com você! Por que não distribuir a cada grupo de alunos uma letra/brincadeira/esporte e solicitar que ensinem como praticar?
  • E que tal distribuir a cada grupo de alunos duas ou três letras/esportes e pedir que criem um jogo em que haja elementos dos 3 esportes? Com alunos das séries finais do ensino fundamental funciona muito bem!
Aguardo o seu comentário!!!
Abraços

1 comentários:

Eliane Gomes

Oi Elaine, adorei a forma como ficou a postagem. Esse alfabeto é realmente maravilhoso. Dá muitas oportunidades de trabalho. Um grande beijo! Eliane Gomes

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.