2

Educação Física - ética e cidadania

Na semana passada, resolvi conversar com algumas turmas sobre determinados problemas que estavam ocorrendo na aula, para juntos encontrarmos uma forma de resolvê-los. Utilizei o livro Um Mundinho de Paz , de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, para iniciar o diálogo com as crianças. Escolhi este livro, porque as crianças já haviam realizado atividades, em outros componentes curriculares, tendo-o como base. O trabalho com o livro foi sugestão de nossa coordenadora pedagógica Ana, que sempre tem ótimas ideias e indicações.
No livro a autora sugere algumas atitudes como não brigar, ser gentil, ser responsável , ser tolerante... E foi sobre estas atitudes que conversamos, pois as crianças estavam apresentando muitos conflitos. Havia também uma constante necessidade de relembrá-los de guardar os materiais utilizados após brincar e não simplesmente jogá-los em um canto. Para minha satisfação está semana os conflitos diminuíram consideravelmente. Até porque quando observava alguma atitude intolerante os lembrava de nossa conversa sobre O Nosso Mundinho de Paz na Escola!
Sugiro o trabalho com o livro, pois sempre são válidas novas estratégias para solucionar questões que surgem em nosso cotidiano.

Após a leitura do livro,conversamos sobre as atitudes em aula e fizemos frases e desenhos sobre o mundo de paz que desejamos na aula e na escola. Com as produções dos alunos esta semana montaremos um painel no mural da escola. Porém faço questão de divulgar algumas produções aqui no blog!

Se tiverem oportunidade leiam o livro e me contem sobre suas impressões. Se realizarem a tarefa que realizei com as crianças, dividam comigo a experiência, pois ficarei muito feliz em ler seus relatos e aprender mais com vocês! Abraços

2 comentários:

Colégio Educar -CEDUC

Oi Elaine!
Passei por aqui para dar uma "espiadinha" no seu blog e adorei seu trabalho. Não tenho este livro, mas vou procurar...afinal a atividade é muito válida!
Amei!!!
Bjkas pra vc!

Maria Souza

Um Mundinho de Paz é tudo que precisamos e se cada um fizer como tu... não levaremos muito tempo para provar o Grande Algodão Doce da Vida.

beijos e é lindo o teu Blog.
Com tempo, iremos nos conhecendo melhor.

Maria Souza - Porto Alegre - RS

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.