0

Habilidades

Após a postagem sobre conceitos de  competência, recebi alguns e-mails solicitando conceitos de habilidades. Atendendo a pedidos, aqui está o post. Espero que contribua também para sanar dúvidas como foi o post sobre competências e aguardo, com carinho, os comentários e  e-mails de todos os  leitores!

Habilidade: o conceito de habilidade varia de autor para autor, assim como o conceito de competência. Em geral, as habilidades são consideradas como algo menos amplo do que as competências. Embora pertençam a mesma família a diferença entre elas é determinada pelo contexto. Por exemplo: a competência de resolução de problemas envolve diferentes habilidades — entre elas a de buscar e processar informação. Mas a habilidade de processar informações, em si, envolve habilidades mais específicas, como leitura de gráficos, cálculos etc. Logo, dependendo do contexto em que está sendo considerada, a competência pode ser uma habilidade. Ou vice-versa.
De acordo com Vasco Moretto, doutorando em Didática pela Universidade Laval de Quebec/Canadá: " As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.
Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências."
As habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos. As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos. Desta forma as habilidades estão mais  relacionadas ao saber-fazer, saber-conviver  e ao saber-ser, sendo que uma mesma habilidade pode contribuir para compentências diferentes.

biciAguardo seu comentário!
Abraços

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.