0

Jogos e Atividades com Bola

Queimada/Caçador

O jogo ocorre entre duas equipes, com o mesmo número de jogadores, e exige apenas uma bola. A quadra - ou espaço de jogo disponível – é dividida ao meio e são estabelecidas duas ou mais zonas chamadas de ‘cemitério’, para onde vão os jogadores ‘queimados’. O objetivo do jogo é ‘queimar/matar’, ou seja atingir o adversário com a bola e com isso mandá-lo para o cemitério. Vence a partida a equipe que queimar todos os adversários, ou o maior número deles ,caso  o professor tenha estipulado  um tempo de duração da partida.
Os jogadores atingidos, que forem para o cemitério, permanecem no jogo, podendo atingir os oponentes. Em geral estabelece-se como regra que, caso a criança consiga segurar a bola - sem ser atingida-  e não  deixá-la cair, ela não será queimada


queimada
Variações:

* Organizar dois ou seis cemitérios;

* Estabelecer a permanência de um número fixo de jogadores nos cemitérios, criando um rodízio, ou seja: a cada jogador queimado é contado um ponto e ele substitui um jogador que estava no cemitério. Isso contribui para manter a motivação dos participantes que são queimados.

* Utilizar simultaneamente duas bolas;


Pique- bandeira

O jogo acontece entre duas equipes com o mesmo número de jogadores e exige a utilização de duas bolas. A quadra é dividida ao meio e são marcadas, nas extremidades, duas zonas de “pique”, nas quais são colocadas as bolas para o início de cada jogada.


IMG


O objetivo do jogo é atravessar a meia quadra do adversário sem ser tocado por nenhum oponente, até alcançar a zona de pique, dentro da qual o jogador não pode ser pego. Ao tomar a posse de bola , o jogador deve voltar a sua meia quadra, também sem ser tocado por nenhum adversário. Caso isso ocorra com sucesso, é marcado um ponto para o time, e os jogadores das duas equipes posicionam-se em sua meia quadra, para iniciar nova rodada.
Se o jogador for tocado por um defensor adversário, deve permanecer “congelado”, ou seja parado no local em que foi pego, até ser tocado por um jogador da sua própria equipe. Se o atacante for pego durante a travessia de volta, quando estiver de posse da bola, deve devolvê-la à zona de pique e permanecer imóvel, aguardando ser salvo.
O jogo envolve basicamente os papéis de atacante, defensor e salvador. Papéis estes que devem ser estipulados pelo professor ao iniciar o jogo. O professor pode estabelecer como regra que,  a cada jogada ou ponto, ocorra um rodízio de jogadores em cada uma dessas funções.

Variações:

* Solicitar que a travessia da quadra do adversário seja feita quicando a bola;

* Utilizar bolas menores;

* Incluir a possibilidade de que seja feito um lançamento, da zona de pique, para outro jogador de mesma equipe, desde que este se encontre na quadra do adversário. O jogador que estiver parado pode receber o lançamento e se salvar.

0 comentários:

Postar um comentário