0

Gincana

Uma gincana é um tipo de competição recreativa, muito atrativa pelo seu dinamismo , variedade de provas e pela possibilidade de participação de pessoas de qualquer idade e sexo.
A gincana é uma atividade realizada com a participação de equipes, cujos membros são desafiados a executar diferentes tarefas, com o objetivo de acumular pontos. As tarefas devem ser agradáveis, divertidas e relativamente simples, para que todos os participantes consigam realizá-las.

"Gincana pode ser encarada como: alegria e lazer saudáveis; instrumental educacional; resgate dos valores históricos e culturais da comunidade envolvida; fomento à responsabilidade social, ao voluntariado e ao protagonismo juvenil; valorização de imagem corporativa ou institucional; fomento à cultura; publicidade, é marketing, é comunicação dirigida; é geradora de respeito e amor à família e às instituições. O educador Ney Mourão defende, de forma enfática, as competências e habilidades desenvolvidas em uma boa gincana: senso ético, espírito negociador, habilidade para trabalhar em equipe, flexibilidade, organização, desenvolvimento de estratégias, capacidade de diálogo, percepção aguçada, paciência, resiliência, atualização cultural, responsabilidade social e solidariedade, senso de pertinência e inclusão."(http://pt.wikipedia.org/wiki/Gincana)

Em uma gincana as tarefas podem estar divididas em seis categorias. São elas:

Esportiva:  com tarefas ligadas ao  esporte, jogos, brincadeiras...
Cultural:  conhecimentos gerais
Buscas: a equipe procura uma determinada pessoa, objeto, animal...Ex: a mulher com cabelo mais longo, moedas ou cédulas de outros países...
Artística: com tarefas de interpretação, caracterização e criação, relacionadas as artes.
Filantrópica: ações sociais  para ajudar  pessoas e instiuições de caridade.
Caça ao tesouro: os participantes devem encontrar um "tesouro". Obs: em alguns casos  Caça ao tesouro fica inserido em atividades esportivas.




0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.