0

Jornais

Jornais podem ser utilizados nas aulas de educação física para realizar inúmeras atividades. Em especial , as que envolvam os movimentos manipulativos, a percepção e o esquema corporal.

Sugestões de atividades:

* Exploração livre do material, individualmente e em grupos;

* Exploração do material de acordo com as solicitações da professora que podem ser: *utilizar uma folha de jornal como capa de herói, de rei ou de princesa; * correr com a folha em frente ao peito, sem deixá-la cair e sem por as mãos ( essa atividade também pode ser feita em forma de competição); * fazer uma bolinha de jornal e brincar livremente…

* Solicitar que com uma bolinha de jornal os alunos realizem as seguintes atividades: * lançar ao alto e pegar; * lançar ao alto e rebater, com uma das mãos,  contra a parede; * lançar ao alto e rebater com os cotovelos, com os ombros, com a coxa; * dois a dois, passar a bolinha de jornal um para o outro; * arremessar em alvos dispostos na parede; * lançar dentro de pneus dispostos no chão, permanecendo atrás de uma linha demarcatória; * fazer guerra de bolinhas (Obs.: orientar que a bolinha não poderá ser lançada no rosto dos colegas. Variação: realizar a “guerrinha” utilizando plintos ou grandes caixas de papelão como esconderijos.)

* Brincar de “manter a área livre”: a  turma é dividida em dois grupos. Cada grupo em uma meia quadra. Uma equipe não pode invadir o espaço da outra. cada aluno terá uma bolinha de jornal que deverá ser lançada para a quadra adversária. O objetivo é lançar o maior número possível de bolinhas na quadra dos adversários e manter sua própria quadra livre delas. Ao sinal da professora, parar os lançamentos. Vence a equipe que estiver com menos bolinhas na sua quadra. Obs.: repetir a atividade umas três vezes;

* Corrida  com jornal: cada aluno terá duas folhas de jornal e deverá deslocar-se de um ponto ao outro ( partida e chegada ), somente pisando sobre as folhas. Vence quem chegar primeiro. Obs: de acordo com o número de alunos, faixa etária dos mesmos e espaço disponível, é possível realizar essa atividade em equipes. Cada participante da equipe terá duas folhas. Realiza a corrida um aluno de cada vez. Vence a equipe que chegar primeiro. É possível também realizar um jogo cooperativo distribuindo uma folha para cada aluno, e estipulando um trajeto que deve ser percorrido por todo o grupo ao mesmo tempo, em determinados minutos.


IMG_0001

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.