0

Dificuldade de um Consenso

Objetivo: propor uma tarefa, a fim de demonstrar a dificuldade de se chegar a um consenso. Dialogar sobre valores e conceitos morais dos indivíduos
A Ponte
João era casado com Maria e se amavam. Depois de um certo tempo, João começou a chegar cada vez mais tarde em casa.
Maria sentindo-se abandonada,  procurou Paulo que morava do outro lado da ponte. Acabaram se tornando amantes. Ele era muito atencioso.
Um certo dia , quando Maria voltava para casa, avistou um bandido  atacando as pessoas que passavam na ponte. ela correu de volta para a casa de Paulo e pediu ajuda. Ele respondeu que não tinha nada a ver com isso e que o problema era dela. Ela então procurou um amigo, que sugeriu atravessarem o rio de barco. Quando encontraram um barqueiro, este aceitou levá-los mediante o pagamento de 15 reais, porém  nenhum dos dois tinha dinheiro. Mesmo explicando  porque precisavam atravessar o rio de barco, o barqueiro não aceitou levá-los e disse que vivia das travessias que fazia. O amigo diante da situação se acovardou e foi embora. Maria, tendo que voltar para casa , foi embora e ao passar pela ponte o bandido a atacou e matou-a.
Tarefa:
Coloque os nomes dos personagens por ordem de culpa (primeiro o principal culpado, e assim sucessivamente). Após converse com o grupo e tentem entrar num consenso sobre a ordem dos personagens de acordo com o grau de culpa. Para isso será necessário justificar sua escolha e ouvir a justificativa dos outros.
Minha opinião:
_______________
_______________
_______________
_______________
_______________
_______________
Opinião do Grupo:
_______________
_______________
_______________
_______________
_______________
_______________

Comentários

* O tempo disponível para realização da tarefa é decidido previamente, de acordo com o número de participantes;
* Forme grupos pequenos para as discussões (5 membros é um bom número);
* Você pode escolher, ou elaborar outro texto para propor a debate. Pode inclusive elaborar um texto que trate especificamente de questões  relativas a sua aula , de acordo com a faixa etária  e interesses  dos alunos. Use a criatividade! Exemplo: Maria retirou um brinquedo do armário, emprestou para Paulo que o deixou no chão quando não quis mais brincar. Pedro escorregou ao pisar neste brinquedo, caiu e bateu a cabeça…

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.