1

Educação Física e Leitura

Após a postagem Mestres de Vôo, na qual citei a necessidade de despertar o interesse dos alunos pela leitura, buscando encantá-los pelo  mundo das letras, alguns professores enviaram e-mails comentando o quanto é difícil associar educação física à leitura. Essa dificuldade, segundo os comentários recebidos, é mais sentida nas séries iniciais do ensino fundamental, pois em muitas escolas do país  não há professores de educação física atuando nessas séries, para promover as relações adequadas de seu componente curricular com a leitura.Cientes das dificuldades encontradas, alguns leitores solicitaram sugestões de trabalho. Atendendo a essas solicitações, começo indicando a Coleção Bebê Maluquinho, que pode ser utilizada com turmas de educação infantil, primeiros e segundos anos do ensino fundamental.

Entre os títulos que integram a coleção, sugiro alguns que propiciam a elaboração de atividades interessantes  para as aulas de educação física. São eles: “O Bebê Que Sabia Brincar", “Um Bebê Em Forma de Gente” e  “A Bola Quiquica”.

Os livros citados possuem histórias curtinhas, sendo possível apresentá-las às crianças em poucos minutos e logo em seguida iniciar as atividades práticas na quadra, se assim preferir o professor. Porém nada impede que as tarefas a serem realizadas , ocorram inicialmente em sala de aula.

bebemaluqinho

Em relação a historia “O Bebê Que Sabia Brincar”, as sugestões para a aula de educação física são:

th_borboletinha apresentar a história às crianças (ler, contar, encenar, scanear e expor as imagens e texto num telão, ou expor nas telas dos computadores, …). A forma fica a critério de cada educador, de acordo com sua realidade de trabalho;

th_borboletinha conversar com as crianças sobre suas brincadeiras preferidas;

th_borboletinha elaborar um painel com as brincadeiras e brinquedos preferidos da turma;

th_borboletinha realizar, na quadra, as brincadeiras citadas pela turma, propondo adaptações se necessário.

th_borboletinha solicitar aos alunos que conversem com pais, tios, e avós, sobre as brincadeiras que  estes realizavam quando crianças. Fazer um painel sobre essas brincadeiras  e após realizar algumas com as crianças. Aproveitar para verificar semelhanças e diferenças nas brincadeiras que os alunos gostam e que seus familiares praticavam. Conversar sobre isso, voltando-se ao aspecto das tradições de um povo;

th_borboletinha em conjunto com a professora de artes propor que os alunos construam um dos brinquedos do livrinho, utilizando materiais alternativos, realizem uma exposição de suas criações e após brinquem com eles na quadra;

th_borboletinha propor uma aula de imitações e representações, na qual seja utilizada os brinquedos e brincadeiras trabalhados até o momento como inspiração. Ex: imitem um trem, uma bola gigante, um carro de fórmula um…

th_borboletinha fazer uma aula com atividades voltadas a afetividade(com massagens, toques carinhosos, abraços, mãos dadas...),  pois no final da história o bebê Maluquinho, diz que o melhor brinquedo é brincar com a mamãe e seus carinhos, abrindo um novo leque de atividades.

th_borboletinha th_borboletinha th_borboletinha

Aproveito essa postagem para pedir desculpas aos meus leitores por ter ficado um tempo sem escrever, devido  a motivos pessoais. Mas saibam que a saudade foi grande viu?! Espero que gostem das sugestões de atividades!!! Em breve publicarei mais sugestões. Aguardo os comentários!!! Abraços.

1 comentários:

Mauro Viana

Adorei suas reportagens, parabéns, passei a segui-lá.

Bjs.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.