8

Atividades Inspiradas em Alice no País das Maravilhas

Alice  no País das Maravilhas  foi  o tema escolhido pela professora Mara (Arte), para desenvolver um projeto muito interessante, com o qual pude contribuir desenvolvendo algumas atividades motoras nas aulas de educação física, no primeiro semestre de 2010.  As atividades inspiradas em Alice no País das Maravilhas fizeram sucesso entre a criançada!Para conhecer o projeto  da professora Mara  na íntegra visite o blog Vivenciando Arte na Escola . Abaixo segue as atividades, inspiradas no tema, realizadas nas aulas de educação física.

Atividades Propostas:
· Percurso de atividades: " No País das Maravilhas "
· Circuito por estações: " O Tempo "
· Atividades de imitação e representação: " Maravilhas Que Meu Corpo Faz "
· Jogos intelectuais: " No Mundo do Xadrez "
· Jogos e brincadeiras com cartas ( baralho ): " No Reino da Rainha de Copas "
· Jogos com conteúdos de reconhecimento de si mesmo e suas possibilidades de ação: " Além do Espelho "

Aspectos Desenvolvidos:
· esquema corporal
· movimentos fundamentais
· coordenação motora
· noção espaço-temporal
· ritmo
· percepções
· velocidade
· criatividade
· sociabilidade

Percurso do Coelho Branco:
Segundo Maluf (2003) a brincadeira não é um mero passatempo, ela ajuda no desenvolvimento das crianças, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo. Pensando nisso realizamos um percurso de atividades, denominado “O Coelho Branco no País da Páscoa”, por meio do qual as crianças puderam, usando a imaginação, embarcar novamente no fantástico mundo de Alice e ao mesmo tempo descobrir aspectos do seu próprio mundo. Num caminho com jardins, lago das lágrimas, canteiros de cenouras, e muito mais, as crianças realizaram giros, saltos, corridas, saltitos, paradas e soltaram a imaginação!!!
travessia dos ovos
travessia
lago das lágrimas  
dando um tempo
Sentimentos Maravilhosos nas Aulas de Educação Física:
Propondo uma reflexão sobre atitudes, pensamentos e sentimentos maravilhosos - reflexão semelhante  a realizada na aula de Arte, com a professora Mara - os alunos dos 4ºanos, após diálogo, completaram a seguinte frase: Para o mundo ser um lugar maravilhoso é necessário...Entre as respostas encontramos: saúde, alegria, amor, paz, não ter drogas, não haver violência, ter mais carinho, sem abandono, com mais trabalho para todos, moradia, amizade... Algumas palavras e frases citadas foram , utilizadas em uma brincadeira realizada no ginásio. 
montagem2

8 comentários:

jessy

Amei seu blog! Parabéns pelo trabalho!
Aproveito para convidá-la para visitar meus blogs: http://educa-jessy.blogspot.com/ e http://jessy-dadivadedeus.blogspot.com/
Abraços,
Jessica

Mônica Mesquita

Cara Professora
Solicito a imediata desvinculação de conteúdos de ARTE da Educação Física.

Professor de educação Física NÃO é professor ou profissional de arte.

Infelizmente alguns profissionais e cursos anti-éticos de educação física vem tentando se auto-promover e ampliar a sua área de atuação profissional às custas da USURPAÇÃO, e apropriação indevida de conteúdos de Arte.

ISso é Ilegal porque não é da competência ou objetivos de profissionais ou área da educação física trabalhar com Arte.

ESclareça melhor no seu site. Profissional de educação Física é um profissional da área da saúde.
E totalmente diferente da área de Arte.

Respeitem nossa profissão.


At.

Monica Mesquita
Atriz, professora de teatro, Cinema e Dança
Graduada em Artes-Teatro
Pós Graduanda em Dança
Pós Graduanda em Artes Visuais

Elaine

Prezada professora, em nenhum momento tive a intenção de me apropriar do conteúdo da Arte. Os posts realizados fazem parte de projetos realizados com a colega de Arte de minha escola, pois trabalhamos algumas ideis em conjunto. Inclusive cito e indico o blog dela. Ela porém trabalha o conteúdo relativo a Arte e eu relativo ao movimento. Vou reler os post e verificar se pareceu querer apropriar-me de conhecimentos de sua área e analisar em qual há necessidade de reformulação.
Informo que não sou uma picareta, se ofendi sua categoria me desculpo e peço-lhe que se não for incomodá-la demais envie observações sobre quais postagens você considerou inadequadas para revermos juntas.

Atenciosamente

Kelce Peloso Gimenes Alencar

Pois diferente desta professora de Artes que nao deve saber o que é trabalhar junto com outras professoras, adorei o trabalho realizado por vc e pela sua colega de trabalho, estao de parabens...Na escola aonde dou aula tambem trabalhamos junto com outras materias e visamos sempre sempre um bom trabalho.Parabens...

Elaine

Kelce obrigada por esse comentário, pois acredito que podemos sim trabalhar integradas com outros componentes curriculares. As crianças adoram quando a professora de Arte e eu realizamos atividades interdisciplinares e compreendem perfeitamente o que cada componente curricular trata e espera! Logo postarei mais atividades que realizamos juntas. Espero sua visita. Abraços querida!

Elaine

Obrigada Salette Almeida! Fico feliz que você tenha gostado. Realizei outros projetos em parceria com a professora de Arte e em breve publicarei.
Agradeço a visita e o comentário! Abraços

E.E. Profº Rafael de Moraes Lima

Como pode ainda hoje existir professores pedindo pra desvincular algo? Sendo que a proposta atual é totalmente para agregar. Adorei o projeto e em momento algum achei que o projeto se apropriou indevidamente da matéria artes. Comentário de alguém que desconhece a realidade escolar. Onde o grande objetivo é promover atividades interdisciplinares que possam ser mais atrativas aos alunos enriquecendo assim a bagagem do mesmo. Sou professora de Educação Física e nem me imagino realizando projetos sem a colaboração dos professores de Artes na escola em que lecionamos.
Parabéns professora Elaine pelo projeto e pelo blog

Elaine

E. E. Profº Rafael de Moraes Lima, obrigada pelo comentário!Pessoas que pensam como você me motivam a continuar! Abraços

Postar um comentário