0

O Filme Como Recurso Pedagógico

cinema
Na era atual, com o avanço da tecnologia e  o surgimento de novas mídias , o ensino deve buscar novas linguagens de comunicação para que as aulas se tornem mais dinâmicas e atrativas. A televisão, o cinema, a internet, são recursos conhecidos, mas em poucas ocasiões utilizados.  As possibilidades educacionais que, por exemplo, um filme pode oferecer são bem interessantes. Haverá a apreciação da imagem e do som, mas também oportunizará a reflexão de assuntos abordados no filme, de forma prazerosa. Basta, de maneira criteriosa,  escolher um bom filme , que esteja de acordo com o tema a ser desenvolvido e com os objetivos pedagógicos traçados. Dinamizar nossas aulas não custa nada e rende muito!!!

Educar pelo cinema ou utilizar o cinema no processo escolar é ensinar a ver diferente. É educar o olhar. (CARMO, 2003, p. 3)

As tecnologias de  informação e comunicação (TICS) estão provocando profundas mudanças em nossas vidas, mas os professores não precisam ter receio delas nem de serem substituídos pela tecnologia, como também não precisam concorrer com os aparelhos tecnológicos ou com a mídia. Eles têm que unir esforços e utilizar o que melhor se apresenta como recurso nas escolas e universidades. (ENRICONE, org., [et al], 2008, p. 47)

Sugestões de leituras sobre o tema:
Livros:
Ser Professor
http://books.google.com.br/books?id=qCNGd7nACuQC&lpg=PA47&dq=o%20uso%20de%20filmes%20como%20recurso%20pedag%C3%B3gico&pg=PP1#v=onepage&q&f=false
A Cultura da Mídia Na Escola: ensaios sobre cinema e educação
http://books.google.com.br/books?id=zf1gaaEV1NYC&lpg=PA70&dq=o%20uso%20de%20filmes%20como%20recurso%20pedag%C3%B3gico&pg=PP1#v=onepage&q=o%20uso%20de%20filmes%20como%20recurso%20pedag%C3%B3gico&f=false

Sites:
Educa já
http://educaja.com.br/2010/10/filme-recurso-pedagogico.html
Psicopedagogia online
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1100

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.