0

Livros

Caros leitores, atendendo algumas solicitações realizadas por e-mail, começo um série de postagens indicando livros que considero interessantes. Respeitando o tema do blog, muitas publicações apontadas serão relacionadas à Educação Física, porém também citarei publicações de outras áreas do conhecimento.

Por ser o futsal assunto recorrente dos e-mails recebidos, inicio a série de postagens recomendando a leitura do livro:

Futsal: metodologia de ensino, de Gerard Maurício Fonseca.

Nesse livro Fonseca (1997) discorre sobre três métodos básicos de ensino para o futsal, apontando vantagens e desvantagens de cada método. Importante conhecer esses métodos, pois conforme cita Fonseca (1997, p.32) “um método adequado é o caminho mais rápido e fácil para se atingir os objetivos e metas essenciais de qualquer modalidade esportiva.”

Apresenta também o autor, séries de exercícios e de jogos para desenvolver as habilidades necessárias à prática do futsal. Fonseca (1997) dedica um capítulo aos sistemas de jogo. Capítulo esse que possibilita adquirir conhecimentos essenciais sobre movimentos táticos básicos e formas de marcação.

IMG_0001

Comentários

  • O livro é excelente, pois agrada tanto àqueles que buscam informações teóricas como àqueles que procuram ótimas atividades práticas (jogos e exercícios) para seus alunos.
  • Os métodos relatados são o global, o parcial e o misto.

Referência

Fonseca, G. M. Futsal: metodologia de ensino - Caxias do Sul: EDUCS, 1997

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.