1

Anéis Olímpicos - cores e significado



 

 

Ao realizar algumas leituras, na internet, sobre os Anéis Olímpicos encontrei algumas informações equivocadas sobre o tema. Em função disso resolvi escrever sobre o assunto, apresentando referências adequadas das fontes de pesquisa sobre o tópico “Anéis Olímpicos – cores e significado”.

Segundo publicações oficiais do Comitê Olímpico Internacional (COI), este Comitê tem entre as suas atribuições o papel de ser a autoridade suprema do Movimento Olímpico, promovendo a divulgação dos princípios fundamentais do Olimpismo, regras e estatutos aprovados. Portanto para tratar do tema sobre os Anéis Olímpicos adotei como base as publicações oficiais do COI.

Dentre as publicações do COI, está um documento que aborda questões relacionadas aos símbolos olímpicos. Sobre os anéis o documento cita que os cinco anéis representam os cinco continentes e estão entrelaçados para mostrar a universalidade do Olimpismo e o encontro dos atletas do mundo durante os Jogos Olímpicos. Na bandeira olímpica, os anéis aparecem sobre um fundo branco. Combinadas, desta forma, as seis cores da bandeira (azul, amarelo, preto, verde, vermelho e branco) representam todas as nações do mundo. Afirma o documento que é “um equívoco, portanto, a acreditar que cada uma das cores corresponde a um determinado continente.” Para tal afirmação o documento apresenta um trecho da declaração do pai dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, Pierre de Coubertin:

"A bandeira olímpica [...] tem um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho [...]. Este projeto é simbólico, representa os cinco continentes do mundo, unidos pelo Olimpismo, enquanto as seis cores são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais do mundo na atualidade. "(1931) Textes choisis, vol. II, p.470.

 

Complementando a exposição sobre cores e significado dos Anéis Olímpicos, Freitas; Barreto (2008, p.31) afirmam que o barão Pierre de Coubertin, não designou uma cor para cada continente quando criou os anéis, “mas com o tempo espalhou-se uma versão equivocada de que o aro azul representaria a Europa; o amarelo, a Ásia;o preto; a África; o verde , a Oceania; e o vermelho, a América”

É importante ressaltar que o COI rechaça essa versão popular sobre os significados das cores dos Anéis Olímpicos. No entanto muitos livros apresentam essa variante. Colli (2004, p.49), por exemplo, menciona “que os cinco anéis representam os cincos continentes: Europa em azul, a África em preto, a América em vermelho, a Ásia em amarelo e a Oceania em verde”

A versão, mesmo equivocada, que atribui uma cor de anel para cada continente já se popularizou, mas o que intriga é uma nova versão circulando na web, a qual não apresenta referências bibliográficas que afirma ser a cor azul para Oceania devido a oceanos, vermelho para América por causa da cor vermelha da pele dos índios, e outras explicações estranhas para cada anel e sua cor. Essa versão certamente não está de acordo com os documentos oficiais aprovados pelo COI e deve ser observada com cautela.

 



Fontes:
Carta Olímpica http://www.olympic.org/Documents/olympic_charter_en.pdf
COI http://www.olympic.org/
COLLI, E. Universo olímpico: uma enciclopédia das Olimpíadas. São Paulo: Códex, 2004
Documentos para professores http://www.olympic.org/teacher-educational-reference-factsheets/documents-reports-studies-publications
FREITAS, A e BARRETO, M. Almanaque olímpico Sportv. Rio de Janeiro: Casa da Palavra , 2008
O Museu Olímpico http://www.olympic.org/museum
Os símbolos olímpicos http://www.olympic.org/Documents/Reports/EN/en_report_1303.pdf

1 comentários:

Elaine

Prezado Eddye, peço-lhe desculpas pois devido a questões que desconheço não foi possível publicar o seu comentário. Como o mesmo entra na caixa de e-mail, resolvi copiar e publicar para que os demais leitores possam contribuir enviando suas análises sobre o tema. Aproveito a ocasião para responder sua indagação citando trechos do artigo publicado que informa que segundo publicações oficiais do Comitê Olímpico Internacional,é “um equívoco, portanto, a acreditar que cada uma das cores corresponde a um determinado continente.” Para tal afirmação o documento apresenta um trecho da declaração do pai dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, Pierre de Coubertin:
"A bandeira olímpica [...] tem um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho [...]. Este projeto é simbólico, representa os cinco continentes do mundo, unidos pelo Olimpismo, enquanto as seis cores são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais do mundo na atualidade. "(1931) Textes choisis, vol. II, p.470.

Considero relevante para debate sua indagação realizada no seu comentário que publico a seguir, no entanto ouso somente responder conforme as publicações oficiais do COI. Abraços
"(Eddye deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Anéis Olímpicos - cores e significado":

Por quê a Europa seria Azul? Se cada cor representasse um continente, faria mais sentido o Azul ser a Oceania (oceanos), o Vermelho ser a Europa (guerras, colonização e conquistas), e verde as Américas (florestas, novo continente), Amarelo a Ásia e Preto a África (cores das raças destes continentes)"

Postar um comentário