4

Futsal - pequenos jogos

 

 

Ataque Versus Defesa: é uma variação do futsal. A quadra é dividida ao meio, e as equipes também. Ou seja, os jogadores da defesa não podem ultrapassar a linha do meio de quadra, e os jogadores de ataque não podem recuar para sua própria área de defesa. No caso de alguém desrespeitar a regra, é marcada falta, a ser cobrada pelo adversário no ponto em que o meio de quadra foi ultrapassado indevidamente.

Obs.:

  • Realizar um revezamento entre os times para que todos tenham a oportunidade de jogar no gol, na defesa e no ataque;
  • Esta atividade, originalmente é realizada no futebol, porém a realizei com alunos de 5ª série nas aulas de futsal, para que eles usassem melhor os espaços na quadra, pois em seus primeiros contatos com o esporte a tendência deles é aglomerar-se em torno da bola. A atividade funcionou muito bem e o mais importante eles se divertiram!

 

 

Caçador: determinar previamente a área de jogo. Dois alunos, com bola, ficarão nas extremidades da quadra, um aluno de cada lado, tendo a função de serem caçadores. Eles deverão chutar a bola e tentar acertar os colegas. Aqueles que forem sendo caçados passam a ajudar os caçadores.

Obs.:

  • Neste jogo devem ser utilizadas bolas de meia, de papel ou de plástico, para evitar que os alunos se machuquem com o impacto da bola.

 

 

 

 

Roubar a Bola: dividir a turma em dois grupos, mantendo duplas correspondentes e numeradas de 1 até o numero que for necessário. Cada grupo fica junto a uma linha lateral da quadra. Nas linhas de fundo são colocadas duas goleiras, sendo uma para cada equipe. O professor coloca a bola no meio de quadra e chama um número dentro daqueles previstos nos grupos. Os alunos que têm esse número devem tentar apanhar a bola e fazer o gol na goleira do adversário. O jogo transcorre até a bola sair ou um dos alunos fazer o gol. Variações: * o professor pode chamar mais de um número para participar da disputa; * colocar um goleiro para cada equipe; * pode orientar as crianças que chamará um número e o seu antecessor ou sucessor também deverá participar da disputa de bola; * ou estipular um tempo para que ocorra o gol, caso contrário nenhuma equipe marca ponto, ou empatam em 1 ponto; * solicitar que aluno cujo número que indicará o resultado do cálculo realizado pelo professor seja o aluno que disputará a bola; * ou o resultado do cálculo e seu sucessor… Use a criatividade!

OBS: é possível realizar este jogo com handebol e basquete também.

 

 

 

 

FONTES DE PESQUISA:

Fonseca, Gerard Maurício. Futsal: metodologia de ensino – Caxias do Sul: EDUCS, 1997

Caderno da TV Escola- MEC, 1998

 

4 comentários:

Anônimo

minha professora fez essa brincadeira com a escola todinha

Anônimo

gostei muito do testo me ajudou muito mtmtmtmtmt mesmo

Anônimo

eu queria mais informaçoes

Elaine

Assim que for possível providenciarei novas postagens sobre o assunto. Abraços

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.