2

Basquetebol

 

Planejamento Para Oito Aulas/Treino

 

1ª Aula/treino

Tema: apresentação/ sociabilização

Conteúdo: basquetebol

Objetivo: oportunizar a sociabilização entre alunos e professora e identificar o que cada aluno sabe sobre o basquete

 

Situações:

·         Propor aos alunos que exponham o que sabem sobre o basquete (bate-papo);

·         Realizar a brincadeira de pega-pega

·         Solicitar aos alunos que joguem basquete da forma que sabem e explicar que irá observá-los, fazendo somente intervenções para esclarecer dúvidas;

·         Reunir os  alunos e explicar o modo mais adequado de segurar e recepcionar a bola,  e também a posição básica do corpo;

·         Solicitar que eles façam comentários sobre a aula (principalmente sobre as situações vivenciadas no jogo);

 

 

2ª Aula/treino

Tema:  drible

Conteúdo: fundamentos técnicos do basquete

Objetivo: executar exercícios de manejo de corpo e bola, bem como o drible parado e em deslocamento

 

Situações:

·         Reunir os alunos para explicar como transcorrerá a aula;

·         Dispersos pela quadra, ao sinal da professora deslocar-se para frente, para trás, saltar… Obs.: proponha desafios estimulantes!Torne divertido!Use a criatividade;

·         Atividades de manejo de bola: passar de uma mão para outra, lançar ao alto deixar dar um quique e abafar com as 2 mãos…

·         Explicar a forma mais adequada de driblar e realizar os seguintes exercícios: driblar, parado, na posição básica; driblar deslocando-se pela quadra; driblar de acordo com os comandos da professora (mão aberta para, mão fechada progride); driblar e falar em voz alta o número que a professora indicar com as mãos ou a cor do cartão que ela mostrar…

·         Realizar uma atividade de estafeta utilizando drible (há uma atividade, anteriormente já descrita no blog, envolvendo estafeta);

·         Reunir os alunos para comentários gerais sobre a aula;

 

Comentários: alguns professores preferem solicitar que, até ter um nível considerado bom, os alunos utilizem somente a mão dominante para realizar o drible. Porém há outros que já solicitam na primeira aula  a utilização da mão direita, da esquerda e alternadas. Evidente que cada um realiza sua prática pedagógica embasado em concepções, teorias, tendências… que considera mais adequada, mas o importante é observar a turma e identificar o que funciona melhor para atingir os objetivos traçados. E saber que às vezes os objetivos  traçados não são  alcançados por “N” motivos e cabe ao professor encontrar estratégias para alcançá-los ou até mesmo reformulá-los, pois podem estar inadequados para a realidade da turma. Há também professores que não gostam da atividade de realizar o drible de acordo com comandos como mão fechada e aberta, mas posso dizer pela prática, que os alunos gostam. Tudo depende de como e para quem  os desafios são propostos! Em algumas situações utilizo inclusive cartazes com palavras indicando ações que  os alunos deverão realizar como: rir, gargalhar, ficar sério, assoviar, gritar o nome do seu timão…

Considero adequado oportunizar ao aluno  situações para ampliar seu repertório motor. E de preferência de forma prazerosa!…e você? O que pensa sobre o assunto? Vamos trocar ideias?…deixe seu recadinho! Abraços

 

 

3ª Aula/treino

Tema: passe de peito

Conteúdo: fundamentos técnicos do basquete

Objetivo: introduzir o fundamento de passe de peito e reforçar o drible

 

Situações:

·         Explicar como será a aula;

·         Aquecimento: 2 a 2, livres pela quadra, um dos alunos deverá driblar e o outro tentar roubar a bola;manejo de bola:(1)parado, pernas afastadas, passar a bola de uma mão para outra descrevendo um oito entre as pernas; (2) passar a bola de uma mão para outra na altura da cintura e após na altura da cabeça;

·         Explicar e demonstrar o passe de peito;

·         2 a 2, um de frente para o outro passando bola;

·         Mesma formação do anterior, driblar até próximo ao colega, recuar driblando e após executar o passe;

·         Duas colunas, uma em frente à outra, passa e segue;

·         Mesma formação do exercício anterior, porém aumentar a distância entre as colunas. Driblar até um cone disposto a frente e realizar o passe para o colega da outra coluna;

·         Realizar o jogo dos 10 passes;

·         Reunir os alunos para realizar exercícios de alongamento;

 

4ª Aula/treino

Tema: arremesso de peito

Conteúdos: fundamentos técnicos do basquete

Objetivo: realizar o arremesso de peito e praticá-lo durante o jogo

 

Situações:

·         Realizar um aquecimento com exercícios de manejo de corpo: corridas de frente, costas, com mudança de direção, paradas, saltos, giros…

·         Explicar o arremesso de peito;

·         2 a 2,  um de frente para o outro, executar o movimento de arremesso  enviando a bola para o colega;

·         Semicírculo, ao redor do “garrafão”, todos com bola executando o arremesso de peito. Dois colegas pegam o rebote;

·         Mesma formação do anterior, porém o rebote é feito pelo arremessador;

·         2 contra 1 com o objetivo de executar o arremesso;

·         Jogo (basquete com regras adaptadas de acordo com a realidade da turma);

·         Reunir os alunos, para que façam comentários sobre o jogo;

·         Expor/explicar algumas regras básicas do esporte, se possível utilizando as falas dos alunos sobre o jogo.

 

5ª Aula/treino

Tema: arremesso de bandeja

Conteúdo: fundamentos técnicos do basquete

Objetivo: realizar o arremesso de bandeja e praticá-lo durante o jogo

 

Situações:

·         Brincar de tocar no ombro sem ser tocado;

·         Duas colunas em diagonal à tabela. Correr e saltar, realizando a impulsão com um dos pés, tentando alcançar a tabela. Fazer o exercício e trocar de fila;

·         Mesma formação do anterior. Parado, próximo à tabela, com a posse de bola, saltar erguendo o joelho direito (se estiver do lado direito) e arremessar a bola na cesta. Obs.: usar a mão direita. Do lado esquerdo, elevar o joelho esquerdo e usar a mão esquerda;

·         Mesma formação do anterior. Fazer a passada da bandeja, pisando dentro de aros dispostos no chão. Obs.: escrever, no chão com qual perna iniciar, ajuda muito;

·         3 contra 2, com o objetivo de executar o arremesso de bandeja;

·         Jogo;

·         Exposição e explicação de algumas regras e comentários sobre a aula

 

 6ª Aula/treino

Tema: ação defensiva individual

Conteúdo:  basquete

Objetivo: trabalhar o equilíbrio e a posição do corpo na ação defensiva individual, bem como realizar exercícios combinados

 

Situações:

·         Explicar e demonstrar aos alunos a posição de defesa, como proceder a marcação em relação a jogador que está driblando e como marcar jogador que não está de posse da bola;

·         Brincadeira da corrente da amizade (espécie de pega-ajuda);

·         Defender e marcar: em duplas, cada dupla com uma bola, espalhados na quadra. Um dribla e outro marca tentando recuperar a bola;

·         Em duplas com uma bola. Um terceiro arremessa a bola ao alto entre os dois, que deverão saltar e tentar ficar com a posse da bola;

·         Três colunas no fundo da quadra. O primeiro de cada coluna vira e marca o segundo. Este se desloca em qualquer direção. Na volta quem marcou vai para o final da coluna e quem atacou volta para marcar;

·         Mesma formação do anterior, porém o trio que ataca terá uma bola. Os atacantes deverão driblar e trocar passes tentando executar o arremesso. Quem estava marcando vai paro o final da coluna e quem estava atacando passa a marcar;

·         Jogo

·         Exercícios de relaxamento

 

7ª Aula/treino

 

Tema: ação ofensiva individual

 

Conteúdo: basquete

 

Objetivo: introduzir a ação ofensiva individual por meio de exercícios de manejo de corpo e de exercícios combinados

 

 

Situações:

 

  • Reunir os alunos e falar e demonstrar  os recursos ofensivos: fintas, giros, mudanças de direção e rebote ofensivo;
  • Aquecimento: pega-pega com obstáculos dispostos na quadra;
  • Dispor os alunos numa fileira na lateral da quadra e orientar os seguintes exercícios: correr, recuar, parar, saltar, etc.… Alternando os recursos de manejo de corpo até a outra lateral;
  • Idem o anterior, com marcação;
  • Na mesma formação do exercício anterior, porém utilizando o drible;
  • Duas colunas  no fundo da quadra. Os alunos trocam passes até o centro. A partir daí um dribla e o outro marca. Finalizar o exercício com arremesso de bandeja;
  • Jogo
  • Reunir os alunos em círculo para realizarem comentários sobre a aula

 

 

 

8ª Aula/treino

 

Tema: jogo

 

Conteúdo: basquete

 

Objetivo: praticar os fundamentos trabalhados

 

 

Situações:

 

  • Alongamento;
  • Duas colunas paralelas no fundo da quadra. Os alunos de uma coluna driblam até o centro da quadra, e os da outra coluna acompanham. Após retornam em direção  a tabela executando passes. Os alunos que não driblaram executam o arremesso de bandeja. Trocam de fila;
  • Idem o anterior, porém depois do primeiro passe, quem passou marca e o outro executa o arremesso;
  • Jogo
  • Realizar uma atividade de relaxamento

 

 

Comentários:

 

  1. Esta sequência de 8 aulas/treinos foi elaborada para uma acadêmica  que precisava preparar alunos de 5ª série, para um festival de basquete que ocorreria em sua universidade, por isso esse planejamento contempla poucas aulas para tanto conteúdo. Evidente que se você dispõe de mais tempo, o ideal é elaborar mais aulas para o ensino-aprendizagem do arremesso de bandeja, por exemplo, pois em geral os alunos apresentam muita dificuldade para realizá-lo.
  2. Se estiver lecionando para o ensino médio saiba que poderá receber alunos que mesmo tendo praticado os fundamentos do basquete no ensino fundamental, não conseguem realizar o arremesso de bandeja, em geral porque tiveram poucas aulas sobre o fundamento em questão.
  3. Os exercícios  de marcação e trabalho de 2x1, 3x2, estimulam os alunos, pois os aproximam de situações de jogo e surtem muito efeito em relação a distribuição dos alunos em quadra. Os alunos passam a não se aglomerar em volta da bola, o jogo fica mais organizado e consequentemente o número de faltas diminui também.
  4. Não esqueça da parte lúdica, mesmo tendo como objetivo o treinamento, pois brincar sempre é bom!

 

2 comentários:

Elaine

Caro leitor, apesar de não saber seu nome, agradeço o seu contato , pois após ter mudado o layout do blog e retirado alguns gadgets da lateral do mesmo, algumas postagens ficaram bagunçadas.Na medida do possível revisarei todas as publicações antigas.Obrigada!

Anônimo

Parabéns,amei precisava mesmo destes exemplos de planos de aula.Sou acadêmica de Educação Física e gosto muito de basquete apesar de não terem me ensinado bem tenho muita vontade e percepção.Agora é só colocar em prática as atividades que li.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.